Presidente e vice-presidente do Conselho Científico tomam posse



Em cerimónia que decorreu na Sala de Atos do Palácio Ceia, no dia 13 de março, tomaram posse como presidente e vice-presidente do Conselho Cientifico, para um novo mandato de dois anos, os professores João Luís Cardoso (Departamento de Ciências Sociais e de Gestão – DCSG) e Fernando Costa (Departamento de Ciências e Tecnologia – DCeT).

Depois de assinar o termo de posse, o professor João Luís Cardoso tomou a palavra agradecendo aos colegas do DCSG pela confiança, comprometendo-se a dar o seu melhor “na defesa dos interesses desta universidade a que pertencemos, uma defesa que deve ser entendida como cooperação e não como potencial competição com as outras instituições. Estamos à altura dos acontecimentos” – assegurou.

De seguida teve a palavra o reitor Paulo Dias que começou por saudar os recém-empossados e dirigindo uma palavra de agradecimento aos que agora cessam funções: os professores Adérito Marco e Fernando Caetano, presidente e vice-presidente do mandato anterior.

No seu discurso, o reitor fez questão de se referir às linhas de ação do Plano Estratégico 2015-2019 enquanto voz de toda a equipa reitoral, especificamente à “regulação da educação a distância e em rede em Portugal” que agora vê, finalmente, a luz ao fundo do túnel. “Vivemos durante 30 anos um vazio legal, em que a educação a distância não tinha regulação. Com a discussão pública do decreto-lei assinado em Conselho de Ministros de 21 de fevereiro, é dado um grande passo na confiança social deste modelo de ensino. Esta proposta veio reforçar o estatuto da Universidade Aberta, colocando-a em situação de igualdade com as outras Instituições de Ensino Superior” – disse.

Face a este acréscimo de responsabilidades, o reitor desafiou todos os professores da UAb a fazer mais e melhor investigação, a ter mais diálogo com as restantes instituições e a caminhar no avanço tecnológico, sobretudo na área da educação a distância que é a especialidade da UAb.

A encerrar a cerimónia, dirigiu-se aos empossados, desejando-lhe o melhor trabalho a melhor cooperação.

 

14 de março, 2019



Candidaturas | Resultados


Agenda das Provas Públicas

Provas Públicas


UAb na Imprensa


Materiais Promocionais UAb