José Rodrigues dos Santos, conhecido jornalista e escritor, defendeu ontem na Universidade de Paris II – Panthéon-Assas a tese «Fascismo, as suas origens marxistas e o socialismo global», tendo obtido a classificação de 19 valores.
Com o título, em língua francesa, «Le fil rouge du fascisme – Nouveaux apports pour la compréhension du fascisme et sa dimension socialiste», a tese contou com a orientação dos Professores João Relvão Caetano e Fabrice d’Almeida.
Tratou-se do primeiro doutoramento em cotutela feito no âmbito do nosso programa de doutoramento em Estudos Globais, em cooperação protocolada com a Universidade de Paris II, para obtenção do grau de doutor com dupla titulação.
José Rodrigues dos Santos adquire, assim, o título de Doutor em Estudos Globais pela Universidade Aberta e Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade de Paris II – Panthéon-Assas.
O júri constituído, pela parte portuguesa, pelos Professores Doutores António Costa Pinto, Maria Clara da Cunha Calheiros de Carvalho, José Eduardo Franco e João Relvão Caetano; e, pela parte francesa, pelos Professores Doutores Marc Lazar, Valérie Devillard e Fabrice d’Almeida.
Refira-se que no caso de provas doutorais na modalidade de cotutela, a realização das provas finais de defesa de tese pode ocorrer, de comum acordo, numa das universidades parceiras.
17 de novembro, 2022