Projeto Escrita Aberta – 5ª sessão



“O Entrudo” é o tema da 5.ª sessão do projeto Escrita Aberta, a decorrer o próximo dia 9 de fevereiro, às 14h30, na Biblioteca Municipal do Sabugal.

Celebração antiga que acontecia nos três dias que precedem a Quaresma e que foi substituída pelo Carnaval, o Entrudo deriva do latim introitos que significa entrada: a entrada na Quaresma e, por conseguinte, a despedida dos excessos e dos prazeres da carne (carnisvalerium).

Apesar da origem cristã, esta época do ano é associada a uma festa popular dominada por rituais pagãos. Assinala-se, por ocasião do Entrudo, um tempo excecional, em que a transgressão das normas se contrapõe às proibições da Quaresma que se avizinha.

Aproveitando este espírito carnavalesco, pretende-se que nesta sessão os participantes soltem as palavras, libertem-se das convenções e partilhem episódios carnavalescos burlescos, tradições e retalhos da vida, pertencentes ao passado, não muito distante, das aldeias do concelho do Sabugal.

O Projeto de Escrita Aberta é uma iniciativa do Centro Local de Aprendizagem do Sabugal, em parceria com o Município do Sabugal.

7 de fevereiro, 2018