Projeto de dinamização do espaço INVITRO



O projeto INVITRO-Gerador foi aprovado para financiamento pela Direção-Geral das Artes, na modalidade de Apoio Pontual CRIAÇÃO 2017, na área das Artes Digitais.

Trata-se de um projeto em consórcio da Universidade Aberta (UAb), Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e Artech-Internacional, liderado por esta última e tendo ainda o apoio institucional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) e da International Society for Education Throught Art (INSEA).

Com um financiamento de 30 mil euros, o projeto INVITRO-Gerador visa dinamizar o espaço INVITRO, localizado no Palácio Ceia, através de um programa anual de residências artísticas, workshops, exposições, entre outros, ajudando a transformar a Universidade Aberta em ator cultural e artístico no panorama da cidade de Lisboa e a nível nacional/internacional.

Neste contexto, o programa INVITRO-Gerador tem por ambição suportar a criação artística digital, estruturando-se sobre uma base tripla de ação: criação; exposição/fruição e debate/formação.

Este ecossistema é constituído por um programa residencial suportado por uma equipa tutorial transdisciplinar e especializada, alojando várias residências artísticas, um programa expositivo concretizado através da realização de exposições individuais, a itinerância de uma exposição final por instituições parceiras nacionais e um programa editorial e de formação, com forte pendor pedagógico, vocacionado para o público e para a comunidade, implicando a edição de publicações, a realização de workshops especializados/artísticos, palestras de artistas (artist talks) e uma conferência final.

O INVITRO é um espaço de investigação, desenvolvimento e experimentação transdisciplinar de artefactos tecnológicos. Resulta da articulação dinâmica de um núcleo de instituições e entidades associadas – UAb, CIAC e Artech-International e tem por missão acolher, implementar e ativar programas e projetos nacionais e internacionais para o desenvolvimento, promoção, divulgação e formação no âmbito alargado da criatividade computacional.

27 de setembro, 2017