Publicados os policy briefs dos projetos S4P da UAb
Os policy briefs dos projetos AquiMeEncontro e REC-SEL, desenvolvidos por investigadores da Universidade Aberta (UAb) no âmbito da edição de 2023 (SAP-23) do Science4Policy (S4P) – Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas, estão publicados na página Web do Centro de Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas (PLANAPP).
Um dos estudos, intitulado “Recolha Seletiva de Bioresíduos Alimentares em Portugal” analisa a implementação de iniciativas municipais de recolha de resíduos alimentares. Os resultados apontam que cerca de metade dos municípios portugueses já dispõe deste tipo de soluções, embora se verifique uma utilização ainda limitada de incentivos financeiros para promover a separação de resíduos.
O policy brief “AquiMeEncontro – Alunos internacionais no sistema educativo português do ensino básico e secundário” centra-se na integração de estudantes de origem internacional nas escolas públicas. De acordo com o estudo, as práticas de acolhimento existentes tendem a assentar em abordagens informais e com diferentes níveis de sistematização, sendo identificada a necessidade de reforçar a formação de docentes e a articulação entre escolas e outras entidades.
A iniciativa Science4Policy resulta da colaboração entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o PLANAPP, e integra o portefólio Ciência para as políticas públicas que visa apoiar o desenvolvimento de estudos de investigação científica aplicada às políticas públicas em áreas como ambiente, economia, inovação, saúde, pobreza e coesão territorial.
O financiamento dos estudos foi contratualizado com o PlanAPP no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
27 de abril, 2026

