Relatório europeu tem contributo de docente da UAb



O professor Vítor Rocio, Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologia  (DCeT) participou na elaboração do relatório Personalisation of Education. Enhancing Equity, Learner Agency and Academic Success lançado pela European Association of Distance Teaching Universities (EADTU).

O documento resulta do trabalho da Task Force on Personalisation of Education, criada em 2024, que reuniu especialistas de treze instituições membros da EADTU, incluindo o professor Vítor Rocio em representação da Universidade Aberta (UAb). A equipa explorou definições, estratégias institucionais, modelos pedagógicos e recursos tecnológicos essenciais para tornar a personalização da educação uma realidade ética, escalável e centrada no estudante.

A personalização da educação tornou-se uma prioridade estratégica no ensino superior contemporâneo, especialmente no contexto do ensino online e a distância, por permitir responder às necessidades individuais dos estudantes, promover a equidade e aumentar o sucesso académico.

O relatório apresenta um quadro conceptual sólido, recomendações práticas e orientações estratégicas. Constitui uma ferramenta essencial para universidades empenhadas em promover a agência do estudante, a equidade e o sucesso académico através de percursos educativos personalizados. Oferece uma reflexão teórica acompanhada de soluções concretas que as instituições podem adotar para transformar a experiência de aprendizagem.

A publicação deste relatório reforça a posição da EADTU e das suas instituições membros — incluindo a UAb — como protagonistas da inovação pedagógica, sublinhando a importância de alinhar tecnologia, pedagogia e política para construir o futuro da educação superior.

 

Link para a publicação

Apresentação online (a partir dos 34:07 minutos)

9 de outubro, 2025