O Retiro Anual do Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (DW) e do Mestrado em Engenharia Informática e Tecnologia Web (MEIW) decorreu em Amarante, de 1 a 5 de julho.
Contactos entre as coordenações dos cursos, a Câmara Municipal de Amarante e o Instituto Empresarial do Tâmega (IET), mediados por João Barroso, professor da UTAD e vice-presidente do Instituto Empresarial do Tâmega (IET), resultaram no acolhimento na cidade de Amarante de estudantes, palestrantes e docentes dos dois cursos que fazem parte de uma parceria entre a Universidade Aberta (UAb) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Na sessão de abertura, estiveram presentes José Sales, vice-reitor da UAb, e José Cravino, pró-reitor da UTAD. Também contou com os responsáveis das unidades de acolhimento em ambas as universidades, Vítor Rocio da UAb e Vítor Filipe da UTAD, e responsáveis pelos cursos, Paulo Martins do DW e Leonel Morgado do MEIW.
A sessão contou ainda com o presidente do IET, André Costa Magalhães, e foi encerrada por Jorge Ricardo, vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante, organismos que apoiaram o evento, ao nível da organização local e da promoção da ligação ao tecido empresarial da região.
O painel empresarial, que pretendeu fomentar sinergias entre a indústria e a academia, fez-se representar por Rui Dias da MINSAIT (serviços de tecnologia da informação) e por João Nascimento da DIGIUP (soluções digitais personalizadas), tendo sido moderado por Arnaldo Santos (docente da UAb) e por Fernando Belezas, diretor executivo do IET.
A iniciativa, que se realiza uma vez em cada ano letivo, teve por objetivo o convívio, a investigação e o acompanhamento do estado dos trabalhos dos estudantes de mestrado e de doutoramento, bem como o estabelecimento de pontes entre os dois cursos. O programa incluiu várias palestras, destacando-se a participação de Henrique Lopes Cardoso (docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP), e dos professores José Boaventura e Leonel Morgado, enquanto investigadores do INESC TEC, a principal unidade de investigação associada a estes cursos.
A apresentação de dois estudantes, um do MEIW, Igor Teixeira, e outro do DW, Rui Pedro Silva, realçou o percurso académico e a jornada de investigação que ambos viveram ao longo dos seus cursos.
O Município de Amarante prestou apoio às atividades do retiro que juntou nesta localidade 22 professores, 7 palestrantes convidados e 54 alunos que atualmente frequentam estes cursos, provenientes de várias regiões de Portugal, além de Brasil, Alemanha, Países Baixos, Angola, Moçambique e outros países.
12 de julho, 2024