Retiro Doutoral em Alfama



De 21 a 27 de julho vai decorrer em Alfama, Lisboa, a 6ª edição do Retiro Doutoral dos estudantes, professores e amigos do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD).

A iniciativa que acontece pela segunda vez neste bairro lisboeta, tem início já no sábado de manhã, pelas 10h00, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima (onde se preparam as marchas de Alfama) e tem como lema ad astra per aspera – uma expressão que significa «chegar à glória por caminhos difíceis» ou «alcançar o triunfo por feitos notáveis».

O programa do Retiro do DMAD é composto por várias atividades culturais, académicas e artísticas, que permitem a ligação com a comunidade envolvente. A localização do Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, onde terão lugar as atividades do Retiro, é um elemento facilitador que nos conduz a todos numa viagem de descoberta e de enriquecimento pessoal através de Alfama, com as suas gentes, a sua cultura e o seu passado histórico.

A escolha do local teve em linha de conta o momento atual em que se debate o papel da cidade histórica e dos seus habitantes, em face do turismo, das políticas e dos valores culturais que importa defender. O que torna ainda mais interessante levar, a este espaço histórico e tradicional, as novas tecnologias e os novos modos de pensar e fazer arte, mostrando assim que não são antitéticos, mas que podem unir-se em prol da resistência, quer das artes, quer da cultura, numa contemporaneidade excessivamente globalizada. Por isso é muito importante repensar a nossa relação ambivalente com a tecnologia e torná-la uma força capaz de configurar um futuro melhor.

O Doutoramento em Média-Arte Digital, uma parceria entre a Universidade Aberta e a Universidade do Algarve, é um curso lecionado em regime misto de ensino a distância, em classe virtual com recurso a uma plataforma de e-learning e em classe presencial em períodos de aprendizagem na forma de seminário.

Programa

Cartaz

 

20 de julho, 2018