Retiro Doutoral no Sabugal



No próximo mês de junho, de 3 a 7, a cidade do Sabugal vai acolher a 3.ª edição do Retiro Doutoral em Ciência e Tecnologia Web.

O Retiro Doutoral, que decorre anualmente na primeira semana de junho, corresponde ao momento presencial previsto no modelo de funcionamento do curso de Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (DW), criado em parceria pela Universidade Aberta e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. No encontro reúnem-se todos os professores e alunos, para acompanhar o estado dos trabalhos, definir novos objetivos de investigação e desenvolvimento e traçar o rumo futuro.

Esta 3.ª edição do retiro vai decorrer na cidade do Sabugal, onde está instalado, desde 2008, um Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, fruto de uma parceria entre a UAb e o Município. O calendário de atividades conjugará estes momentos académicos com interligação ao tecido social, económico e cultural do município.

O objetivo é dar ao país, não apenas a Lisboa e Vila Real, sedes das duas universidades, a oportunidade de estar envolvido no desenvolvimento do futuro da Ciência Web, trazendo-lhe as realidades e necessidades locais. Para além disso, este retiro representa, a nível local, um impacto positivo e significativo, não apenas na dimensão económica, mas também na perceção dos valores endógenos do concelho e das oportunidades de inovação.

Esta área multidisciplinar ambiciona compreender, desenvolver, explicar e transformar a Web, cruzando saberes e métodos científicos das ciências exatas e sociais, engenharia e tecnologias, artes e humanidades. Nela, atende-se à tecnologia que suporta e concretiza a Web, mas também às realidades organizacionais e individuais, ao potencial expressivo e transformador, incluindo as perspetivas sociais e humanas.

Um doutor em ciência e tecnologia web está habilitado a liderar projetos que concretizem estas ambições, explorando fortemente a utilização das plataformas baseadas na Internet e na Web, considerando os domínios de intervenção nas organizações, na sociedade e junto dos indivíduos.

Este curso, quer pelo seu cariz de funcionamento em regime a distância, quer pelo interesse das temáticas, atrai estudantes de todo o espaço da lusofonia, com particular representação de Portugal, Brasil Moçambique e Cabo Verde, mas também emigrantes destes países noutros continentes.

Para saber mais sobre o curso, aceda a http://bit.ly/2Q4hYB1

13 de maio, 2019



Candidaturas 2019 | Acesso Específico e >23 Anos: candidatos admitidos a exame


Agenda das Provas Públicas

Provas Públicas


UAb na Imprensa


Materiais Promocionais UAb