De 26 a 27 de setembro, a Universidade Aberta acolhe o Simpósio Internacional Robotpolitics.
O evento decorre de forma presencial no Palácio Ceia, sendo as conferências principais (de abertura e de encerramento) transmitidas online.
Trata-se da conferência final que pretende fechar a expansão da Ciberpolítica e da Tecnopolítica a todas as dimensões e efeitos da revolução tecnológica nas nossas vidas, mas colocando a política no centro do debate e do pensamento. Se, no presente, parece haver uma diversidade de portas de entrada para este paradigma global em mudança, que ainda se está a tentar mapear e avaliar, parece claro, nos últimos anos, que se caminha para uma profunda transformação sistémica e civilizacional, um ponto de não retorno.
A revolução digital é, sem dúvida, uma tendência no atual zeitgeist digital e político. Isto porque esta revolução normaliza e automatiza os comportamentos dos consumidores e dos cidadãos. De facto, a revolução digital molda e tem impacto nas tendências sociopolíticas e socioeconómicas em todo o mundo. Além disso, a revolução digital coloca várias ameaças ao capitalismo enquanto doutrina económica dominante no ocidente.
Como irá a revolução digital afetar e remodelar a liberdade política e económica no ocidente? Como irá a revolução digital afetar e remodelar a intervenção do Estado nos próximos anos? Estas questões não dizem respeito apenas ao domínio da economia. Na verdade, estas estão ligadas a muitas outras disciplinas académicas: filosofia, sociologia e ciência política. É objetivo deste encontro dar respostas a todas elas.
A participação, para assistir, é gratuita, embora sujeita a inscrição obrigatória (até ao dia 24 de setembro).
23 de setembro, 2024