Serviços de Documentação: formação em fevereiro



A Universidade Aberta (UAb) selecionou um conjunto de ações de formação na área da gestão de informação para o mês de fevereiro.

As ações, de frequência gratuita, destinam-se sobretudo a estudantes, docentes e investigadores.

 

[3 de fevereiro]

EBSCOhost: básico | 12h00 – 12h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam realizar pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes objetivos: navegar na interface EBSCOhost, realizar pesquisas simples, filtrar e trabalhar com os resultados.

Ficha de inscrição

O Meu EBSCOhost: Pastas pessoais e alertas | 13h00 – 13h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes objetivos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.

Ficha de inscrição

 

[4 de fevereiro]

EBSCOhost: avançado | 13h00 – 14h00

Sessão de nível avançado dirigida a estudantes, docentes, investigadores, bibliotecários e todos aqueles que pretendam aprofundar as suas pesquisas nas bases de dados da EBSCO, com a interface EBSCOhost. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes objetivos: como efetuar pesquisas avançadas, guardar resultados em pastas pessoais e criar alertas.

Ficha de inscrição

 

[8 de fevereiro]

EDS: Pesquisas básicas no seu serviço de descoberta | 12h00 – 12h45

Sessão de nível básico e dirigida a estudantes, docentes, pesquisadores e/ou bibliotecários. A duração é de 45 minutos e cobre os seguintes objetivos: navegação na interface EBSCO Discovery Service, pesquisa básica, filtros, página de resultados, ferramentas e site de ajuda.

Ficha de inscrição

EDS: Pastas pessoais e alertas | 13h00 – 13h30

Sessão dirigida a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam guardar resultados de pesquisas nas bases de dados da EBSCO com a interface EBSCOhost. A duração é de 30 minutos e cobre os seguintes objetivos: como criar um espaço pessoal O Meu EBSCOhost, guardar resultados, criar e partilhar pastas pessoais, assim como criar alertas.

Ficha de inscrição

 

[9 de fevereiro]

Pesquisa e visualização de ebooks em português e outros idiomas | 14h00 – 15h00

Sessão de nível médio e dirigida a estudantes, docentes, investigadores e todos aqueles que pretendam pesquisar ebooks da EBSCO. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes objetivos: pesquisa, empréstimo e leitura de ebooks online e offline.

Ficha de inscrição

 

[11 de fevereiro]

EDS: Pesquisas avançadas no seu serviço de descoberta | 12h00 – 13h00

Sessão de nível avançado e está dirigida principalmente para estudantes, docentes, pesquisadores e/ou funcionários da biblioteca. A duração é de 60 minutos e cobre os seguintes objetivos: pesquisas básicas e avançadas, opções de pesquisa, resultados de pesquisa, filtros, provedores de conteúdos, histórico de pesquisas, e site de ajuda.

Ficha de inscrição

 

[16 de fevereiro] | 16h00 – 17h30

Arquivar a Web: faça você mesmo!

Sessão dirigida a estudantes, docentes e investigadores da UAb, webmasters, bloggers, gestores de comunicação e imagem, bibliotecários e arquivistas. A duração é de uma hora e meia e cobre os seguintes objetivos:

  • Os participantes serão capazes de gravar páginas Web num formato normalizado compatível com o Arquivo.pt e utilizar o Arquivo.pt para pesquisar e recuperar informação do passado da Web.

Inscrição até dia 15, através do formulário

Programa

 

[25 de fevereiro] | 14h30 – 16h30

Publicar melhor: como usar a Web of Science e a Scopus como estratégia de publicação

Sessão dirigida a estudantes, docentes e investigadores da UAb. A duração é de duas horas e cobre os seguintes objetivos:

  • Contribuir para melhorar a visibilidade e o posicionamento da produção científica.
  • Dotar os docentes e investigadores de ferramentas para melhor identificar as revistas onde publicar.
  • Esclarecer conceitos como ‘revista indexada’, quartil e fator de impacto.

Inscrição até dia 24, através do formulário

Programa

 

Para mais informações contacte a Direção de Serviços de Documentação.

27 de janeiro, 2022