Somos Natureza: Perceções dos Portugueses e Desafios para o Futuro
Sandra Caeiro, vice-reitora da Universidade Aberta (UAb) para a Investigação e Ciência Aberta, está presente na sessão de abertura da conferência Somos Natureza: Perceções dos Portugueses e Desafios para o Futuro que tem lugar de 30 a 31 de outubro, das 09h30 às 18h00, no auditório do Museu e Parque de Serralves.
Nesta sessão são apresentados os resultados preliminares do primeiro inquérito nacional Os Portugueses e a Natureza, um exercício sistemático de auscultação da população portuguesa sobre valores, atitudes e práticas face à Natureza.
Trata-se de um estudo de grande relevância científica e institucional, coordenado pela Extensão do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra na UAb, financiado pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra, no âmbito do grupo de investigação Sociedades e Sustentabilidade Ambiental, do qual é investigadora responsável Fátima Alves (docente da UAb). Da UAb participam também os investigadores Diogo Guedes Vidal e Rosário Rosa, entre outros colaboradores, com comunicações e intervenções de igual relevo. Além de responsável pelo estudo representativo “Os Portugueses e a Natureza”, este grupo é de igual forma coorganizador deste evento, no qual Sandra Caeiro e Luísa Aires são moderadoras.
Ao longo de dois dias a ciência dialoga com a arte, a ética e a política, na cocriação de caminhos que regenerem a nossa ligação com a Natureza.
29 de outubro, 2025

