Termo aditivo enquadra mobilidade de docentes e estudantes entre a UAb e a UNESP



A Universidade Aberta (UAb) e a Universidade Estadual Paulista – Brasil (UNESP) firmaram, recentemente, um termo aditivo que regula a mobilidade virtual e física de docentes e discentes dos Mestrados em Supervisão Pedagógica (MSVP) e em Administração e Gestão Educacional (MAGE) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), no âmbito do protocolo celebrado entre as duas instituições.

Ao abrigo desta parceria, está também em desenvolvimento uma disciplina do PROFEI que é oferecida nos três cursos: Práticas Internacionais Inclusivas e Realidades Escolares, que conta com uma equipa docente partilhada entre a UAb e a UNESP.

A unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda das práticas inclusivas em diferentes contextos internacionais, com um foco especial nas realidades escolares de países de língua portuguesa. Por meio de um formato inovador, que combina estudos teóricos e experiências práticas em escolas, os estudantes têm a oportunidade de observar, participar e analisar práticas pedagógicas inclusivas em ambientes educacionais diversos.

Está previsto que um grupo de estudantes brasileiros tenham a oportunidade de realizar instâncias presenciais de curta duração (30 dias) em escolas de Portugal ou de outros países de língua portuguesa, onde os estudantes podem observar e participar das práticas pedagógicas.

Esta nova experiência vem aprofundar a colaboração, já longa, no domínio da Educação entre a UAb e a UNESP e permitir aos estudantes de ambos os lados do Atlântico conhecer realidades educativas diversas, e internacionalizar os seus percursos formativos.

11 de junho, 2025