Trabalhos de Campo I | LCA



Durante cinco dias, os estudantes da Licenciatura em Ciências do Ambiente (LCA), inscritos na UC de Trabalhos de Campo I, estiveram presentes na Região da Grande Lisboa para mergulharem num conjunto de experiências práticas, com vista à valorização do seu conhecimento sobre Ciências do Ambiente.

Os estudantes eram oriundos de diferentes regiões de Portugal (continente e arquipélagos dos Açores e da Madeira) e ainda de Itália.

Durante dois dias, as aulas práticas foram uma imersão no universo botânico, abordando os detalhes morfológicos, a classificação e ecologia das plantas, mas também de exploração da petrografia, proporcionando aos estudantes a capacidade de identificar rochas. Os estudantes tiveram, também, contacto com ferramentas para o mapeamento e análise de dados geográficos – Sistemas de Informação Geográfica – competência fundamental para o percurso académico e profissional de cada um. A incursão na ecologia marinha foi uma janela para um ecossistema complexo e fascinante, em que foram abordados conceitos fundamentais para compreender a importância ecológica dos ambientes costeiros.

Às aulas práticas, seguiu-se um dia de atividades no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), onde decorreram palestras em áreas diversas, incluindo os processos de caracterização dos solos, entomologia e acarologia florestal (que ofereceram uma visão detalhada dos organismos fundamentais para os ecossistemas florestais),  palestra de retrospetiva do Ambiente nos últimos 50 anos e os desafios futuros, e a visita ao Herbário .

Os últimos dois dias foram dedicados  a saídas de campo ao Parque Natural da Arrábida e ao Parque Natural de Sintra-Cascais. A geodiversidade e património geológico destes locais emblemáticos, assim como a sua biodiversidade e  património biológico, ofereceram um contexto tangível para os conceitos estudados em ambiente virtual, na PlataformAberta, enriquecendo a conhecimento e a compreensão sobre os ambientes naturais e foram momentos de pura inspiração.

Este período de Trabalho de Campo I foi uma jornada repleta de descobertas e de aprendizagem significativa. Os estudantes não só adquiriram competências práticas cruciais, mas também tiveram a oportunidade de se conhecerem pessoalmente e de conviver.

 

2 de novembro, 2023