Tutankhamon é tema da próxima emissão



O próximo programa Conversas Abertas na Universidade tem como tema a receção da descoberta do túmulo de Tutankhamon na imprensa portuguesa há cem anos.

Neste episódio apresentamos uma das várias visitas de estudo com estudantes à referida exposição da Biblioteca Nacional de Portugal e, em estúdio, a conversa, moderada pela jornalista Teresa Botelheiro, sobre a temática da comunicação social, a História e a Arqueologia, com as presenças do Professor Doutor José Sales, comissário da Exposição e da jornalista do Expresso, Manuela Goucha Soares.

Há cem anos Howard Carter, numa campanha subsidiada por Lord Carnarvon, descobria o túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito. O jovem faraó até essa data era completamente desconhecido, mas com esta descoberta tornou-se a principal notícia nas primeiras páginas dos jornais de todo o mundo e Portugal não foi exceção. Um século depois, em finais de 2022, a Biblioteca Nacional de Portugal organizou uma exposição com o título Tutankhamon em Portugal – Relatos na Imprensa Portuguesa 1922-1939, comissariada por José Sales, egiptólogo, Professor Catedrático e vice-reitor da Universidade Aberta (UAb), e Susana Mota, egiptóloga e investigadora do Centro de Estudos Globais da UAb.

24 de março, na RTP2, pelas 13h30

23 de março, 2023