UAb assina protoloco com UNESP



A Universidade Aberta (UAb) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) celebraram, no dia 9 de novembro, um protocolo de cooperação na área do ensino e da investigação que prevê diversas atividades colaborativas entre ambas as instituições de ensino superior.

No âmbito desta colaboração, estão previstas atividades como o intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes, a criação de redes de investigação, a participação em seminários e encontros científicos, o intercâmbio de informações e publicações científicas e, ainda, a colaboração em cursos de graduação e pós-graduação.

Na cerimónia de assinatura do protocolo que decorreu na Universidade Aberta, estiveram pela universidade brasileira, os professores Elisa Schlünzen e Klaus Schlünzen Junior e pela UAb, o reitor Paulo Dias e a professora Daniela Melaré Barros.

A iniciar uma breve sessão de discursos, o professor Klaus Schlünzen Junior referiu que “estamos a viver um dos momentos mais desafiantes para a educação, não havendo, por isso, momento mais propício para a celebração de acordos e, assim, unir esforços para uma educação de mais qualidade”. Destacou, também, o papel da tecnologia na construção de uma educação de qualidade. Afirmou que “ao contrário do que acontecia há 30 ou 40 anos em que o professor era apenas fonte de informação, hoje o professor tem a nobre tarefa de ajudar os alunos a lidar com a informação”. Quanto à parceria iniciada com este acordo acredita que ambas as universidades irão aprender muito.

O reitor da UAb, Paulo Dias, aproveitou para agradecer a presença dos representantes da UNESP, dizendo que se sentia “privilegiado por estar a assinar este acordo”, porque acredita vivamente que existe “um outro modo de pensar a educação e uma outra forma de construir os contextos de aprendizagem: em rede e em que o professor é essencialmente um gestor de processos, um facilitador, alguém que faz a mediação dos novos cenários, dos novos projetos”.

Prof.ª Daniela M. Barros, Prof. Klaus S. Junior, Prof. Paulo Dias, Prof.ª Elisa Schlünzen

10 de novembro, 2017