UAb e UNED promovem mobilidade virtual



A Universidade Aberta (UAb) celebrou recentemente um acordo de colaboração com a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), de Espanha, tendo como objetivo promover a Mobilidade Virtual dos seus estudantes através do programa Campus Net.

O acordo diz respeito a uma parceria entre o Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da UAb e a Faculdade de Ciência Política e Sociologia da UNED e funcionará já no primeiro semestre do ano letivo 2022-2023. Cada universidade acolherá entre 3 e 5 estudantes por semestre. Nesta primeira edição está envolvida a licenciatura em Ciências Sociais e, na UNED, as licenciaturas em Sociologia e em Ciência Política. As áreas científicas em oferta mútua serão as de Sociologia e de Ciência Política.

A realização de um período de mobilidade no âmbito de programas de intercâmbio ou de acordos bilaterais é, para os estudantes, uma oportunidade de conhecerem os modelos de ensino e os programas de estudo de outras universidades, assim como uma experiência de partilha e de convívio com pares em contexto internacional.

A UAb tem, desde a sua fundação, promovido a mobilidade de estudantes e, sobretudo a partir de 2011, desenvolvido projetos e iniciativas de mobilidade virtual, quer em contexto europeu, quer com universidades da América Latina. A mobilidade virtual permite o acesso a experiências de internacionalização sem os custos económicos, sociais e/ou familiares, habitualmente associados à mobilidade física.

As atividades de mobilidade virtual para estudos ocorrem sempre no âmbito de um acordo interinstitucional (protocolo, convénio, adenda, acordo específico, etc.) celebrado entre as Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas no projeto. Deste modo, as IES participantes acordam, previamente, o reconhecimento académico dos programas de estudos a realizar pelos seus estudantes na IES de acolhimento.

21 de abril, 2022