UAb na Academia de Ciências de Lisboa



A Universidade Aberta congratula-se com a integração de um dos seus docentes na 9.ª Secção da Academia das Ciências de Lisboa (ACL) – Tecnologias, Conhecimento e Sociedade.

Em reunião plenária de Sócios Efetivos da Classe de Ciências realizada no dia 26 de maio, foi aprovada por unanimidade a passagem do professor catedrático João Luís Cardoso, como Sócio Efetivo, para a referida Secção.

Eleito sócio correspondente da Classe de Ciências da ACL em maio de 2015, João Luís Cardoso prestou, ao longo destes sete anos, relevantes serviços à Academia, não só na apresentação regular de comunicações, depois publicadas nas respetivas “Memórias da Academia”, mas também na coordenação de exposições, a mais importante das quais foi a alusiva ao terramoto de 1755, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, realizada em 2016. Foi igualmente coeditor de obra dedicada ao mesmo tema, editada pela Academia em 2017. Colaborou ainda na organização de diversos Cursos Livres  do Instituto de Estudos Académicos para Seniores Adriano Moreira.

Integram igualmente a Secção Tecnologias, Conhecimento e Sociedade da ACL,  os ilustres académicos: Prof. Rui Vilela Mendes, físico e matemático; Prof. Henrique Leitão, historiador da Ciência; Prof. Rui Soares, médico, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida; e Prof. Queiroz e Melo, médico cardiologista.

Integrada no Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, a ACL foi fundada em 1779 pela rainha D. Maria I, sendo a mais antiga instituição científica em funcionamento em Portugal.

8 de junho, 2022