UAb na Noite Europeia dos Investigadores

A Universidade Aberta (UAb) marcou presença na Noite Europeia dos Investigadores (NEI’25) com duas atividades: “Tijolos para a Sustentabilidade” e “História Ambiental e Turismo nas Zonas Costeiras Portuguesas”.
A edição deste ano decorreu, no passado dia 26 de setembro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência e teve como tema “Ciência para os Desafios Globais”.
A atividade “Tijolos para a Sustentabilidade”, coordenada pelo professor Tiago Fernandes (Departamento de Ciências e Tecnologia) e desenvolvida com o apoio de uma equipa multicultural e multidisciplinar do MINDlab – Molecular Design & Innovation Laboratory (CQE/IST), conquistou de forma especial o público mais jovem, sobretudo com a analogia das peças de lego com os blocos de construção moleculares no jogo didático da construção de torres de conhecimento, tornando-se um ponto de aglomeração de participantes.
Alinhada com o tema da NEI’25, a iniciativa teve como finalidade despertar o interesse pela ciência em todas as idades e divulgar junto do público adulto, nomeadamente dos maiores de 23 anos, a oferta formativa em regime e-learning da UAb. Segundo o prof. Tiago Fernandes, “o entusiasmo demonstrado pelo público confirmou o potencial desta abordagem no sentido da sua sensibilização para os desafios globais, desmistificar a química, e divulgar a investigação realizada nos centros de investigação e nas universidades portuguesas”.
A atividade “História Ambiental e Turismo nas Zonas Costeiras Portuguesas”, coordenada pela professora Maria do Rosário Bastos (Departamento de Ciências Sociais e de Gestão) em parceria com o MARE/Universidade Nova de Lisboa, teve por base a divulgação do curso de especialização oferecido na UAb através do Projeto Tourism International Academy (TIA), com recurso a um ambiente virtual imersivo. Foram efetuadas experiências educativas e interativas, explorando a relação entre a História Ambiental e o Turismo nas zonas costeiras portuguesas. Pretendeu-se, desta forma, promover a consciência ambiental e o conhecimento histórico das zonas litorais, incentivando práticas turísticas mais sustentáveis.
A NEI’25 que reuniu especialistas de várias instituições, promoveu trabalhos e experiências em diferentes domínios científicos e contou com uma forte participação do público, em especial famílias, entre as 19h00 e as 22h00.
29 de setembro, 2025