UAb na Noite Europeia dos Investigadores 2025



A Universidade Aberta (UAb) associa-se à Noite Europeia dos Investigadores 2025 (NEI’25), a decorrer no dia 26 de setembro, entre as 17h00 e as 24h00, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.

Especialistas de várias instituições apresentam trabalhos e experiências em domínios ligados à ciência.

A UAb participa através de duas ações concretas:

1- Tijolos para a Sustentabilidade

O público pode participar em experiências científicas, oficinas, conversas com investigadores, exposições e outros momentos pensados para todas as idades.

A atividade proposta relaciona-se diretamente com o tema da NEI’25 – Ciência para os Desafios Globais ao utilizar “tijolos” (semelhantes a legos) como uma ferramenta lúdica e acessível para promover o interesse pela ciência entre o público de todas as idades e origens, bem como sensibilizar os maiores de 23 anos para a oferta formativa da UAb, usando ensino e-learning nos temas das ciências. Centra-se, portanto, na importância da investigação nas áreas da química, engenharia e biologia, e baseia-se em dinâmicas interativas, jogos e demonstrações práticas sobre a aplicação destes “blocos construtores” no quotidiano.

Ao explorar as propriedades desses materiais de forma interativa, a atividade estimula a curiosidade científica e favorece a compreensão sobre a composição e a complexidade desses materiais. Esta promove reflexões sobre sustentabilidade, destacando a importância do uso consciente dos recursos naturais e a busca por aquilo que é mais sustentável.

Em resumo, destaca-se o aumento da sensibilização para o papel da ciência dos materiais, mais propriamente da química, na construção de um mundo mais sustentável e a divulgação da investigação realizada nas universidades portuguesas neste domínio, valorizando a ciência nacional como agente de transformação.

A iniciativa tem o apoio de algumas instituições, entre as quais a Royal Society of Chemistry e da UAb, na pessoa do professor Tiago Fernandes, docente do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT).

2- História Ambiental e Turismo nas Zonas Costeiras Portuguesas

Resultado de uma parceria com a Universidade Nova de Lisboa, esta atividade tem em vista a divulgação do curso de especialização oferecido na UAb através do Projeto Tourism International Academy (TIA)

São vários os especialistas, professores e unidades de investigação envolvidos, a saber: Olegário Pereira; Maria Rosário Bastos; José António Porfírio; Sandra Caeiro; Glória Marina Évora; José António Moreira; José Carlos Ferreira; e Catarina Jóia Santos.

Os Centros de Investigação que participam são os seguintes: MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente; ARNET – Rede de Investigação Aquática; CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (UPorto); ICArEHB – Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (UAlgarve); e CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares (UCoimbra).

Aqui propõem-se experiências educativas e interativas que exploram a relação entre a História Ambiental e o Turismo nas zonas costeiras portuguesas, utilizando um ambiente virtual imersivo. A proposta visa promover a consciência ambiental e o conhecimento histórico das zonas litorais, incentivando práticas turísticas mais sustentáveis.

Os objetivos consistem em:

  • Estimular a curiosidade e a aprendizagem de públicos de diferentes faixas etárias sobre a evolução ambiental das zonas costeiras portuguesas;
  • Sensibilizar para os impactos do turismo na paisagem natural e cultural do litoral;
  • Utilizar a tecnologia como ferramenta de mediação educativa e de inclusão intergeracional.

O evento constitui, assim, uma oportunidade para valorizar o trabalho científico, num ambiente informal, inclusivo e estimulante.

 

Cartaz da primeira ação

5 de setembro, 2025