UAb participa em curso internacional



A Universidade Aberta é parceira do curso internacional Digitally Competent Educators, elaborado no âmbito do projeto europeu sobre programas curtos de aprendizagem (e-SLP – Short Learning Programmes).

Além da UAb estão envolvidas no curso mais três universidades europeias: University of Jyväskylä (Finlândia), FernUniversität in Hagen (Alemanha) e Anadolu University (Turquia).

O curso, que decorre totalmente online com recurso a uma plataforma de e-learning, é composto por três módulos criados para formação no âmbito do quadro de referência europeu relativo às competências digitais dos educadores (European Framework for the Digital Competence of Educators – DigCompEdu).

A cada módulo são atribuídos 5 ECTS, estimando-se até 135 horas de trabalho para cada um. Os módulos podem ser frequentados de forma independente e cada um tem uma duração de 10 semanas. Os módulos têm início já no final do mês de fevereiro:

  1. Introduction to Digital Competences for Educators (de 06.04 a 15.06.2022)
  2. Teaching and Learning with Digital Resources (de 28.02 a 20.04.2022)
  3. Facilitating and Assessing Learners’ Digital Competencies (de 19.04 a 17.06.2022)

Ministrado em inglês, o curso permite a integração num contexto de formação internacional, com educadores e formadores de diferentes países, possibilitando o intercâmbio diversificado de ideias e de experiências.

O Módulo 3 – Competências digitais: como desenvolver e avaliar / Facilitating and Assessing Learners’ Digital Competencies , com inscrições abertas , é da responsabilidade da Universidade Aberta, estando acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua / Ministério da Educação. A ação releva para efeitos de progressão curricular e cientifico-didática de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, área de formação Tecnologias da informação e comunicação aplicadas a didáticas específicas ou à gestão escolar, registo CCPFC/ACC-112258/21.

As inscrições são efetuadas na plataforma  da Universidade de Jyväskylä, onde decorre o curso e onde está disponível toda a informação complementar, nomeadamente formas de pagamento.

4 de fevereiro, 2022