UAb participa na Semana Internacional do Acesso Aberto



A Semana Internacional do Acesso Aberto, de 21 a 27 de outubro,  é uma iniciativa promovida pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) com o objetivo de disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento. A Universidade Aberta associa-se às comemorações com a realização de um conjunto de atividades de acesso presencial e virtual:

23 de outubro | 14h30 – 18h00

Inovação pedagógica na Universidade Aberta: Oficina de formação em recursos e práticas educacionais abertas

Programa | Ficha de inscrição

 24 de outubro | 10h30 – 12h00

Acesso Aberto: teoria e práticas na UAb

Plano de Formação | Ficha de Inscrição

25 de outubro  | 09h00 – 18h00

A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca | Recursos Educacionais Abertos: da teoria à prática na Universidade Aberta é o tema da visita ao Palácio Ceia,  de cinco profissionais BAD da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Setúbal e Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Durante a ação será abordada a problemática dos recursos educacionais abertos, nomeadamente as práticas de utilização desta tipologia de recursos na UAb. Esta atividade insere-se no Programa de Mobilidade em Bibliotecas do Ensino Superior (BAD).

25 de outubro | 17h30, Palácio Ceia

O Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) desenvolve a ação KIOSK ACESSO ABERTO dirigida a investigadores, docentes, estudantes, parceiros  e cidadãos em geral, onde se divulgam os resultados de investigação de projetos em curso com impacto na Educação a Distância e eLearning: Acesso Aberto; Recursos Educacionais Abertos; Práticas Educacionais e de Investigação Abertas. Também é possível a participação a distância através do KIOSK Online. Aceda ao programa completo.

 

16 de outubro, 2019