UAb promove workshop sobre igualdade no EaD



No passado dia 2 de julho, a Universidade Aberta realizou o workshop “Igualdade no Acesso: Perspetivas e Desafios no Ensino Superior a Distância”, integrado no consórcio OpenEU (WP3).

O evento, que decorreu online, reuniu cerca de 60 participantes, entre docentes, estudantes, colaboradores e representantes de organizações da sociedade civil portuguesas.

O vice-reitor Prof. João Caetano destacou o compromisso da UAb em promover a inclusão e equidade, focando em grupos sub-representados como pessoas com deficiência, residentes em zonas rurais, migrantes e mulheres nas áreas STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A sessão contou com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa, reforçando o compromisso da UAb com a acessibilidade.

Na programação, o evento contemplou uma sessão de mesa-redonda com oradoras de reconhecido mérito, seguida de uma sessão de grupos de discussão, onde foram discutidos e aprofundados os principais tópicos relacionados com a inclusão e equidade no ensino superior a distância.

Na mesa-redonda, a Dra. Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, sublinhou a importância do ensino digital como motor de justiça social, alertando para a exclusão causada pela falta de acesso à internet, especialmente em famílias de baixo rendimento, e para a necessidade de combater discursos de ódio e misoginia online. Ressaltou, ainda, os desafios das mulheres que conciliam estudos e responsabilidades familiares.

A Prof.ª Generosa do Nascimento, Presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas, destacou a importância do ensino a distância como ferramenta inclusiva geograficamente e temporalmente, com benefícios para pessoas com deficiência e residentes em zonas rurais, mas também alertou para o isolamento académico e social, defendendo a criação de estratégias e parcerias para melhorar a qualidade da modalidade.

A Dra. Maria João Nogueira, da organização Women in Tech Portugal e estudante da UAb, enfatizou a importância da literacia digital e o combate a estereótipos de género, através de uma comunicação e educação mais inclusiva, e uma maior sensibilização para garantir a participação feminina em todas as áreas.

Durante o debate, foram abordadas estratégias para motivar estudantes de grupos sub-representados, fomentar a presença de modelos femininos nas áreas STEAM e fortalecer a socialização em ambientes digitais.

Os grupos de trabalho apresentaram várias propostas, das quais se destacam:

  • Garantir a equidade digital como direito fundamental;
  • Assegurar acessibilidade digital (legendagem, audiodescrição, descrição de imagens);
  • Ampliar apoios financeiros e logísticos;
  • Reforçar a divulgação de apoios;
  • Investir em formação contínua para docentes, estudantes e funcionários;
  • Reforçar parcerias institucionais para alargar o impacto do ensino digital.

No encerramento, a Prof.ª Isabel Barros Dias, do projeto da UAb Acessibilidades, reafirmou a importância da educação na redução das desigualdades e do papel ativo da comunidade académica para construir um ensino superior mais justo, inclusivo e acessível.

 

8 de julho, 2025