O e-book “Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia” é a mais recente edição da coleção Educação a Distância e eLearning disponível no Portal da UAb.
A publicação, da autoria dos docentes José António Moreira, Susana Henriques, Daniela Barros, Maria de Fátima Goulão e Domingos Caeiro, apresenta os princípios básicos para o design de um ambiente online e visa responder às inúmeras questões que os professores e estudantes enfrentam no seu dia-a-dia em contexto de pandemia Covid-19.
Com a suspensão das atividades letivas presenciais, professores e estudantes foram obrigados a transpor metodologias e práticas pedagógicas típicas dos territórios físicos de aprendizagem, para o ambiente online.
No entanto, na maioria dos casos, estas tecnologias foram e estão a ser utilizadas numa perspetiva meramente instrumental, reduzindo as metodologias e as práticas a um ensino apenas transmissivo. Torna-se, assim, urgente passar deste ensino remoto de emergência para uma educação digital em rede de qualidade.
Eis algumas das questões a que o e-book pretende dar resposta:
- Como proceder para realizar a necessária transição?
- Como se deve desenhar um ambiente online de aprendizagem?
- Como devem ser organizadas e planificadas as aulas online?
- Como se deve comunicar de forma assíncrona e síncrona com o grupo que agora se transformou numa comunidade virtual?
- Como desenvolver práticas pedagógicas online na realidade digital, sem momentos de presencialidade física?
- Que tecnologias e plataformas podem ser utilizadas para enriquecer o ambiente de aprendizagem?
- Como devem ser criadas e desenvolvidas atividades online de aprendizagem?
- Como se deve avaliar os estudantes nestes cenários virtuais?
Descarregue aqui a publicação.
22 de setembro, 2020