UMCLA comemora 10.º aniversário



Além dos 30 anos da Universidade Aberta, comemora-se também este ano o 10.º aniversário da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA). 

Esta unidade foi criada em 2008 com o objetivo de acompanhar e supervisionar os primeiros nove Centros Locais de Aprendizagem (CLA): Abrantes, Coruche, Grândola, Mêda, Peso da Régua, Ponte de Lima, Praia da Vitória, Ribeira Grande e Sabugal.

De forma a assinalar esta efeméride, várias são as iniciativas a decorrer ao longo do ano de 2018, um pouco por todos os CLA. Em cada uma dessas atividades locais têm participado docentes e outros representantes da UAb, estando também patente ao público uma exposição itinerante sobre 30 anos da UAb.

Alguns CLA (Peso da Régua, Ponte de Lima, Porto de Mós, Sabugal, Silves) optaram por associar esta celebração à iniciativa “Dia Aberto”, em datas escolhidas por cada Centro, acrescentando às atividades de natureza científica ou cultural uma vertente mais informal de convívio académico.

O CLA de Abrantes organizou, em setembro, um evento no qual entregou, de forma simbólica, diplomas a licenciados da UAb. Juntando sinergias, os CLA de Grândola e do Montijo organizaram, por sua vez, a conferência “União Europeia e Integração – Que Presente para que Futuro?”, em Setúbal, no mês de março. Outros, ainda, aproveitaram iniciativas locais de projeção supralocal para celebrar a data, como aconteceu no dia 28 de outubro, na Praia da Vitória, que aproveitou o “Outono Vivo” para assinalar o feito. A 8 de novembro, no Centro de Exposições de Coruche, realizou-se a palestra “30 anos de Universidade Aberta – 10 anos de Centro Local de Aprendizagem em Coruche”, proferida pelo vice-reitor da Universidade Aberta, professor Domingos Caeiro, no âmbito da Feira do Livro de Coruche.

As celebrações prosseguem em novembro e dezembro, com outros CLA a assinalarem a efeméride:

17 de novembro – Casa Municipal da Cultura de Mêda

Seminário “Falha da Vilariça – Risco Sísmico e Resposta de Emergência”, coorganizado pelo Município de Mêda e os CLA de Mêda e de Cantanhede, seguido de uma sessão comemorativa dos 30 anos da UAb e dos 10 anos dos CLA, que contará com a presença do pró-reitor da UAb, João Caetano, e do presidente da Associação Académica da UAb, Rui Menino.

23 de novembro – Museu da Chapelaria de São João da Madeira

Inauguração da exposição itinerante dos 30 anos da UAb, no âmbito do “V Simpósio Internacional Fusões no Cinema”, evento coorganizado pelos Caminhos Film Festival, pela (UMCLA) e pelo CLA de São João da Madeira, com o apoio da autarquia local. O momento contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Sequeira, do vice-reitor da UAb, Domingos Caeiro,  do coordenador executivo UMCLA, António Moreira  e do diretor do festival Caminhos do Cinema Português, Vítor Ferreira.

15 de dezembro –  CLA de Reguengos de Monsaraz

Sessão “Encontro de estudantes e alumni da Universidade Aberta” que pretende juntar estudantes e antigos estudantes, num evento aberto a toda a comunidade, durante o qual serão apresentados trabalhos científicos dos estudantes da UAb.

 

Mais informação:  Centros Locais de Aprendizagem

13 de novembro, 2018