Universidade Aberta distingue estudantes de excelência



No passado dia 9 de fevereiro, a Universidade Aberta distinguiu com a Carta de Mérito Académico os estudantes que concluíram o seu ciclo de estudos com a qualificação de excelente no ano de 2017.

A abrir a cerimónia, que decorreu no Auditório Camões, em Lisboa, teve lugar uma atuação do Coro Mozart, conduzido pelo maestro Dionísio Vila Maior, docente da Universidade Aberta.

A sessão de discursos abriu com a comunicação do recém-eleito presidente da direção da Associação Alumni, Luís Monteiro, seguido do presidente da Associação de Estudantes da UAb, Rui Menino, do vice-reitor para a Gestão Académica e Interação com a Sociedade, Domingos Caeiro, e por fim, tomou a palavra o presidente do Conselho Geral, Eugénio Anacoreta Correia.

No final, o reitor Paulo Dias felicitou todos os estudantes, referindo que a Carta de Mérito é “um momento da maior relevância para a Universidade Aberta que assim cumpre a sua missão de promover a educação para a excelência, a educação para a inclusão, a educação para a cidadania”. Dirigiu-se, ainda, aos estudantes dizendo “vocês serão os melhores embaixadores da Universidade Aberta de Portugal para a afirmação de que a educação a distância é um meio para construirmos uma sociedade de valor na comunidade da língua portuguesa”.

O reitor agradeceu, igualmente, a participação especial do Coro Mozart, na pessoa do seu maestro, professor Dionísio Vila Maior, “o coro trouxe-nos uma mensagem de esperança num mundo melhor, porque se a aprendizagem é um processo colaborativo, o coro Mozart tornou evidente que a voz conjunta é a expressão dessa colaboração.”

A encerrar a cerimónia, o Coro Mozart voltou ao palco, interpretando um trecho do musical “Les Misérables”.

A vídeo da transmissão em direto está disponível para visualização.

Reportagem vídeo do evento.

 

12 de fevereiro, 2019