Universidade Aberta e Lusófona lançam Pós-graduação em Teologia



A Universidade Aberta (UAb) – única instituição pública de ensino superior a distância em Portugal – e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) assinaram um protocolo com vista ao estabelecimento de uma pós-graduação em Teologia ultrapassando assim, um atraso estrutural nacional, decorrente da visão laicista radical da sociedade.

A criação desta oferta educativa vem pôr fim à ausência de formação superior no campo da Teologia, fundamental para o progresso do pensamento contemporâneo e banida das universidades públicas, na sequência de alguns acontecimentos do século XX, como a revolução de 5 de outubro de 1910.

Assim, através da Cátedra Infante Dom Henrique de Estudos Insulares e da Globalização (CIDH) e da área da Ciência das Religiões, as duas instituições deram um passo importante para a promoção do debate teológico, no seio do universo académico.

Esta parceria, materializada pela criação da Pós-Graduação, assume-se como resultado do questionamento da atualidade, procurando simultaneamente responder aos desafios da globalização e analisar o papel que a Ciência das Religiões tem vindo a desenvolver há quase 20 anos. O curso divide-se em quatro variantes, a saber: o Cristianismo; as Culturas Orientais; o Islão; e o Judaísmo.

25 de setembro, 2017