A Universidade Aberta vai acolher nos dias 5 a 7 de dezembro o VI Congresso Internacional A Voz dos Avós, dedicado ao tema: “Envelhecimentos, Relações Intergeracionais e Migrações”.
O Encontro, a ter lugar nas instalações da UAb na Rua Almirante Barroso, 38, em Lisboa, vai reunir especialistas nacionais e estrangeiros, provenientes de diferentes universidades, centros de investigação e áreas disciplinares. No evento serão debatidas questões de grande atualidade, ao nível nacional, europeu e internacional, relacionadas com o(s) envelhecimento(s), as relações e solidariedades intergeracionais e as migrações internacionais, nas suas diferentes vertentes, dimensões e impactos.
A temática do Congresso incide sobre os atuais desafios culturais, demográficos, sociais, económicos, educacionais e políticos tendo em vista a promoção do envelhecimento ativo da população nacional e imigrante. Pretende-se, assim, promover a construção de uma sociedade de bem-estar e integração de todas as idades e culturas, onde as populações mais velhas não sejam discriminadas e excluídas e onde as várias gerações e instâncias sociais e políticas contribuam para uma cultura inclusiva, solidária de cidadania e direitos humanos.
O encontro tem como público-alvo investigadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas das ciências sociais, humanas, políticas e da saúde, bem como organizações governamentais e não-governamentais, públicas ou privadas, e intervenientes políticos e da sociedade civil que se interessam e trabalham no âmbito desta temática.
Esta iniciativa que dá continuidade aos eventos nesta área já organizados em Portugal e noutros espaços lusófonos, nomeadamente Toronto (Canadá) e Salvador (Brasil), é uma organização do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI-UAb), em colaboração com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
A entrada é livre, com inscrição obrigatória até 3 de dezembro neste formulário online
13 de novembro, 2019