Workshop “Criação de curtas-metragens”



O Município do Sabugal e o CLA da Universidade Aberta, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Sabugal, promovem um workshop de criação de curtas-metragens, no dia 16 de janeiro de 2020, destinado a ajudar os alunos do Ensino Secundário Regular e Profissional na conceção e edição de vídeos.

O CineEco é o único festival de cinema ambiental em Portugal e realiza-se anualmente, no mês de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Em 2019, o Sabugal acolheu a primeira edição da Extensão do festival, envolvendo os alunos dos vários ciclos de estudos do concelho. Este ano, o Município do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta voltam a apostar na consciencialização ambiental do público escolar, com novos desafios para os alunos do ensino secundário, a quem lançam o repto de apresentarem, em grupo ou individualmente, curtas-metragens sobre uma temática ambiental à sua escolha, as quais serão exibidas na II Extensão do CineEco do Sabugal, em datas a anunciar brevemente.

Para o workshop, foi convidado o realizador Paulo Vinhas Moreira, que obteve uma Menção Honrosa na Competição Lusofonia com o documentário “Contrabando”, no CineEco 2016, e que apresentou o documentário “A gíria de Quadrazais”, no CineEco 2019. Nesse dia, o realizador deslocar-se-á à Escola Secundária do Sabugal, onde dinamizará quatro sessões para todos os alunos do ensino secundário, nas quais procurará transmitir alguns conhecimentos práticos e conceitos-chave para que possam criar e editar curtas-metragens. Cada turma poderá apresentar um máximo de dois vídeos, a selecionar pelos alunos e professores, sendo que a organização se reserva o direito de exibir os restantes nas atividades paralelas da Extensão. O filme vencedor será exibido na sessão destinada aos alunos do Ensino Secundário, assim como na sessão noturna, aberta ao público em geral.

10 de janeiro, 2020