XV Symposium Internacional de História de la Masoneria Española



Nos próximos dias 11 a 13 de outubro realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o XV Symposium Internacional de História de la Masoneria Española.

Pela primeira vez em Portugal, esta iniciativa do Centro de Estudios Históricos de la Masonería Española (CEHME), em parceria com a CIDH/CLEPUL e o Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, assinala o III Centenário da aprovação da fundação da Grande Loja de Inglaterra e de Westminster.

Inauguradas em 1983, por iniciativa do CEHME, estas reuniões científicas ocorrem de três em três anos, tendo todos os encontros decorrido em cidades espanholas com exceção do XIII (2012), em Gibraltar.

O CEHME é constituído por professores e investigadores na sua maioria não maçons, que procuram estudar a Maçonaria nas suas múltiplas vertentes, tendo participado nestes eventos científicos estudiosos de países como Espanha, Itália, Portugal, França, Bélgica, Áustria, Reino Unido, Israel, México, Cuba, Haiti, Costa Rica, Uruguai, Argentina, Brasil, Estados Unidos, entre outros.

A Maçonaria é uma das instituições mais marcantes da história dos últimos três séculos. É fundamental para compreender dinâmicas sociais, políticas e ideológicas que transformaram as sociedades ocidentais desde o Século das Luzes, assim como a sucessão de regimes e a transformação de valores que conduziram à assunção das sociedades liberais precursoras dos regimes democráticos em que hoje vivemos.

Programa

8 de outubro, 2018