Por que cursei mestrado na UAb?

Terminei minha graduação em Ciência da Computação em 2008 e queria fazer algo mais. Porém, não queria fazer os cursos de especialização que a maioria dos meus colegas cursaram, queria algo maior! Morava em uma cidade do interior de Santa Catarina, no Brasil, e cursar um mestrado me levaria a mudar de cidade e/ou investir um bom dinheiro.

Foi então que, depois de muita pesquisa, concluí que a melhor forma de realizar esse sonho seria por meio da Universidade Aberta em Portugal. Na época (2010), eu já tinha planos para mudar de emprego, de cidade e talvez de país. Portanto, não havia uma opção melhor do que o ensino a distância.

Iniciei os estudos na Universidade Aberta em 2010, inscrevendo-me no Mestrado em Estatística Matemática e Computação, com muitas incertezas, mas com muita vontade de obter novos conhecimentos e o título de mestre, pois lecionar já estava nos meus planos. No início, foi tudo muito tranquilo e interessante, mas depois de um tempo veio o cansaço do trabalho em tempo integral, e as matérias foram ficando mais difíceis. Não consegui terminar os créditos em tempo hábil, levei 2 anos ao invés de 1. Durante esse tempo, larguei o emprego e fui estudar inglês na Irlanda.

Enfim, chegou a hora da dissertação. Na incerteza do que fazer, tive algumas conversas com os professores e posso garantir que recebi muita atenção de todos que contactei. Decidi, juntamente com o Prof. Pedro Serranho, meu orientador na dissertação, desenvolver um método numérico para filtragem de ruído em imagens médicas. Na época, acabei voltando para o Brasil e durante 1 ano tivemos reuniões semanais por skype. Uma vez, eu estava em Boston (EUA) visitando um amigo e ainda assim tivemos nossa reunião.

Concluí o mestrado na UAb no início de 2014 e hoje eu estou cursando o último ano do meu doutoramento em Ciência da Computação, na Dublin City University, na Irlanda, e posso dizer que o sonho do mestrado valeu a pena.

Uma grande preocupação de qualquer aluno brasileiro é a validação, no Brasil, de um diploma obtido no exterior. Eu fiz o processo de revalidação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi tranquilo, diferente do que eu tinha lido e escutado sobre o assunto.

Marlon Oliveira
Mestre em Estatística, Matemática e Computação pela UAb

Newsletter #99
Mais notícias…

Candidaturas ao 1.º ciclo  
Candidaturas aos 2.º 3.º ciclos
Curso de Iniciação à Lingua e Cultura Árabes
Eleições do Conselho Geral e Senado a 19 de abril
UAb – Uma Instituição de Qualidade
Magazine UAb com novo formato
Professor Dionísio Vila Maior premiado em Itália
UAB recebe visita de Bibliotecários
A UAb na imprensa