Ativa_Mente

 

Teve lugar no passado dia 28 de maio, a 8ª oficina online ‘Viver com Vital_idade’, a última deste semestre, sendo o Ciclo de Oficinas, retomado dia 01 de outubro (Dia Internacional da Pessoa Idosa).

Esta oficina teve como objetivos gerais, sensibilizar para práticas de vida diárias saudáveis e desenvolvimento de atividades de estimulação cognitiva como reforço de ativação neuronal.

Esta sessão foi dinamizada a partir da Casa de Repouso da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, contando com a participação presencial de 10 utentes e 2 técnicas de animação sociocultural. Contou, ainda, com a participação de estudantes pertencentes à Universidade Sénior de Cantanhede (9), Universidade Sénior de Porto Santo (Madeira) (21), UniSénior – Faial (Açores) (6), bem como participantes individuais (7) em ambiente online.

Esta oficina – Ativa_mente – foi conduzida por Sandra Freitas, Diretora Clínica da Simplesmente – Centro Clínico de Reabilitação, que abordou os conceitos de envelhecimento ativo e saudável e seus determinantes associados, as principais alterações no processo de envelhecimento ao nível físico, mental e psicológico, assim como o impacto da qualidade de vida nos indivíduos, tendo sido reforçado a necessidade do desenvolvimento de atividades de natureza interventiva e preventiva, como estratégia de atenuação das perdas biopsicossociais.

No final, houve ainda espaço para os participantes colocarem questões à oradora.

Esta iniciativa teve a coorganização dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Cantanhede, Grândola, Madalena, Peso da Régua, Ponte de Lima e São João da Madeira, tendo a chancela científica da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia e Associação Portuguesa de Psicogerontologia.

 

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO