FCT cria plataforma CIÊNCIAVITAE



Com o objetivo de agregar num só sítio a informação atualmente dispersa em múltiplas plataformas, de forma simples, harmonizada e estruturada foi criado o sistema nacional de gestão curricular de ciência CIÊNCIAVITAE.

Desenvolvido e gerido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o CIÊNCIAVITAE destina-se a todos os que, portugueses ou estrangeiros, atuam no contexto académico e de investigação em Portugal e assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV.

Enquadrado no conceito da cidadania científica (Ciência ID), o CIÊNCIAVITAE surge enquanto espaço privilegiado de relação entre o cidadão e a ciência, refletida no formato de repositório integrado e personalizado do percurso na ciência.

A plataforma utiliza mecanismos de importação e preenchimento automático dos dados curriculares, assegurando o princípio de reutilização da informação (introduzir uma vez, reutilizar múltiplas), em direta articulação com o Ciência ID. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e os normativos internacionais, sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais.

Esta plataforma substituirá o curriculum DeGóis, sistema de gestão de currículos lançado em 2008 pela FCT em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia Brasileiro, o Laboratório Gávea do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho e o grupo Stela da Universidade Federal de Santa Catarina no Brasil.

Mais informação

29 de outubro, 2018