UAb integra Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica



A Universidade Aberta integra a lista de 22 entidades que assinaram ontem, em Grândola, o Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica dos Concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, na presença da Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro.

O documento agora assinado pelo Vice-Reitor para a Gestão Académica e Interação com a Sociedade, Professor Doutor Domingos Caeiro, tem como objetivo melhorar a resposta de prevenção, proteção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica no território dos quatro concelhos do Litoral alentejano.

A Universidade Aberta é a única instituição de Ensino Superior a integrar o Protocolo devido ao seu comprovado envolvimento naquele território, às parcerias já estabelecidas com outras entidades, bem como devido à promoção de ações no âmbito das temáticas adjacentes à igualdade de género, violência de género e violência doméstica. Ao trabalho já desenvolvido, juntar-se-á o desafio de realizar ações, cursos e formação para os parceiros, assim como promover a realização de estudos sobre as temáticas previstas na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030.

Entre as entidades que integram esta estratégia, conta-se, entre outros, a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, os Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a INTERVIR.com – Associação de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Social e Cultura.

28 de fevereiro, 2019