Colóquio sobre Timor-Leste



A Timor-Leste Studies Association – Secção Portugal (TLSA-PT) organiza, online, de 7 a 11 de setembro de 2020, o Colóquio Internacional “Timor-Leste: A Ilha e o Mundo”.

A Universidade Aberta (UAb) e várias entidades parceiras, como o Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra), Associação Ibero-Americana de Estudos do Sudeste Asiático e instituições em Timor-Leste, apoiam a iniciativa. No caso da UAb, fazem parte da comissão organizadora os docentes e investigadores Lúcio Sousa e Darlinda Moreira. Esta última coordenará, ainda, um painel dedicado ao ensino a distância (o n.º 13, sendo a primeira vez que um painel é dedicado a este tema).  Isabel Barros Dias, Daniela Melaré, Hanna Batoréo, Pedro Serranho e, também, Lúcio Sousa, estarão responsáveis pela apresentação de outras comunicações.

O painel n.º 15, que é proposto e coordenado por investigadores do projeto “Ruy Cinatti, etnógrafo e poeta”, desenvolvido pelo polo do Instituto de Estudos de Literatura e Tradução (IELT), na UAb, é coordenado por Lúcio Sousa (https://ielt.fcsh.unl.pt/Projetos/ruy-cinatti/). Entre as obras a serem lançadas durante o colóquio, está o livro organizado por este último, Keu Apoema e Vicente Paulino, com o título “Olhares sobre as narrativas de origem em Timor-Leste”. Realizam-se, também, duas exposições: Exposição de Arte, da artista visual premiada, Maria Madeira; e a Exposição Coletiva de Fotografia dos participantes do colóquio.

O evento realiza-se online na plataforma moodle da UAb, com participantes inscritos de todos os continentes, que apresentarão comunicações nas línguas portuguesa, inglesa e tétum, agrupadas em 16 painéis dedicados a diferentes temas relacionados com Timor-Leste: Educação; Língua; Literatura; Economia; Território; Ambiente; História; Sociologia; Cultura; Antropologia; e Política (https://2020.tlsa.pt/paineis/).

Em Timor-Leste, as sessões online são transmitidas em direto em Díli, em espaços de visionamento abertos ao público pelas instituições parceiras — Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Centro Cultural Português, Centro Nacional Chega!, Human Rights Centre (UNTL), Fundação Oriente — a partir das quais alguns oradores apresentam as suas comunicações presencialmente.

São oradores principais das sessões plenárias o antigo Presidente de Timor-Leste e Nobel da Paz José Ramos-Horta (sessão de abertura); a escritora Joana Ruas (sessão de encerramento); o escritor Timorense Luís Cardoso e a Professora Teresa Sousa de Almeida (sessão de encerramento).

Este colóquio abre as portas a quem se dedica, nas mais diversas áreas, a investigar e estudar os desenvolvimentos recentes no processo de produção de conhecimento a partir de Timor-Leste e das suas relações com outras culturas e sociedades.

O primeiro encontro desta associação teve lugar em 2005. A partir de 2009 tem sido realizado, de dois em dois anos, em Díli. Em 2018, realizou-se em Brasília e, em 2020, ocorrerá em Portugal. Este ano, a reitora da UAb, Carla Padrel de Oliveira, estará presente na sessão de abertura.

 

Mais informações:

Cartaz

Programa

Facebook: facebook.com/TLSAPT/

Twitter:twitter.com/TLSAPT

Intervenção da reitora Carla Oliveira durante o Colóquio.
Professora Carla Padrel de Oliveira, reitora da UAb.
José Ramos Horta, ex-presidente de Timor Leste

1 de setembro, 2020