Acordo entre a UAb e a UNEB



A Universidade Aberta (UAb) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil, renovaram no dia 16 de outubro o protocolo de cooperação, onde estão inseridos dois convénios específicos.

A sessão, que decorreu online, teve lugar às 16h00 (12h00 no Brasil) e contou com a presença de alguns representantes das equipas reitorais de ambas as instituições.

A parceria destina-se a desenvolver a cooperação académica, científica e cultural entre as duas universidades. Pretende-se a realização de estudos e pesquisas conjuntas, intercâmbio docente, discente e técnico, no âmbito da graduação e da pós-graduação, a realização de cursos, seminários, simpósios e outros eventos, bem como a promoção de atividades que potenciem e divulguem as culturas portuguesa e brasileira e, ainda, o reconhecimento mútuo dos graus e títulos conferidos por ambas as instituições.

Seguindo este paradigma, encontramos várias especificidades no âmbito dos convénios:

– Desenvolver ações conjuntas de formação continuada para o corpo docente e técnico administrativo, utilizando a educação a distância (EAD), com iniciativas em ensino, pesquisa e extensão, nas seguintes áreas: formação tecno pedagógica do professor, por mediação tecnológica; formação docente para EAD; e oferta de pós-graduação strictu sensu (PPGSS).

– Subsidiar ações conjuntas em favor dos programas pós-graduação strictu sensu (PPGSS), da UNEB, para o desenvolvimento das seguintes atividades: pesquisa e ensino nas áreas de conhecimento de interesse comum; intercâmbio de docentes e pesquisadores; intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação para a realização de   atividades de formação, as quais serão reconhecidas através de procedimentos acordados entre as partes; colaboração de docentes; publicações e bancas conjuntas; realização de eventos em conjunto; e literatura na área de educação e contemporaneidade.

19 de outubro, 2020