Nuno Castro, estudante da Universidade Aberta – Curso de Humanidades, do 1.º ciclo, recebeu o 1.º lugar do Prémio de Ensaio José Saramago 2020-2021.
O 1.º prémio também foi atribuído a uma estudante de Direito da Universidade do Porto, Ariana Sanches.
O júri, composto por Carlos Nogueira (da Cátedra Internacional José Saramago – Universidade de Vigo) e pelos críticos Manuel Frias Martins e Miguel Real, sublinhou (e cita-se a notícia de atribuição do prémio): “… construção de ideias destes dois ensaios, originais nalgumas das principais perspetivas de leitura que os estruturam, sólidos no apoio metodológico e crítico, coerentes na capacidade de síntese, nas interpretações e nos juízos, e redigidos com rigor, elegância e clareza; ensaios que deixam antever um bom futuro na área do ensaísmo e do pensamento, e da ação cultural e cívica, por parte de Ariana Sanches e de Nuno Castro”.
O prestigiado prémio será entregue no dia 10 de dezembro, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, no contexto da VI Conferência Internacional José Saramago, da Universidade de Vigo (Espanha).
O concurso foi lançado, há um ano, pela Cátedra Internacional José Saramago e foi dirigido a alunos de licenciatura de todo o mundo.
Lançamento do concurso (16/11/2020)
Comunicação oficial dos vencedores
Documento a declarar aos vencedores
22 de novembro, 2021