24.ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal



Realiza-se no dia 29 de abril, pelas 14h30, a 24.ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal, na Biblioteca Municipal, promovida pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (CLA-UAb) e pelo Município desta localidade.

Por ocasião do Dia Mundial da Terra, que se assinala a 22 de abril, convida-se o público do Clube de Leitura a participar num Atelier de Escrita Criativa, subordinado ao tema “Esta é a Minha Terra”. A oficina é dinamizada por Adeline Grilo, uma lusodescendente com raízes no concelho do Sabugal, que publicou o livro “Pinhal do Rei”, em março de 2022, em francês e português. Trata-se de uma narrativa poética que procura sensibilizar os olhares e as consciências para a necessidade de proteger e preservar a natureza, o ambiente e o nosso património natural.

Ao comemorar o Dia Mundial da Terra, pretende-se chamar a atenção de todos os habitantes para o equilíbrio do planeta. A palavra “terra” é vista em todos os sentidos: o planeta; o país; a região e localidade; a casa, etc. Assim, os participantes são convidados a participar num tempo de escrita singular, onde a Natureza-mãe tem o papel principal.

Ao longo da sessão, desenvolvem-se atividades sobre o ato de escrever, com recurso a dicas para tecer uma história, a jogos de palavras (acróstico para alimentar a imaginação), ao tempo de escrita ativa (desafiar a criatividade) e ao tempo de leitura dos textos/intercâmbio.

A sessão tem entrada livre, mas carece de inscrição prévia.

 

Informações/Inscrições:

CLA-UAb no Sabugal 

Biblioteca Municipal do Sabugal

 

26 de abril, 2022