Descoberta dos túmulos reais de Tânis



José das Candeias Sales profere uma conferência sobre egiptologia no dia 19 de abril, às 15h00.

A iniciativa, que se realiza online e presencialmente no auditório Adriano Moreira (Sociedade de Geografia de Lisboa), insere-se no âmbito do Ciclo de Conferências “O Oriente no Ocidente” promovido pela Secção de Arqueologia.

Sinopse

“A extraordinária descoberta do túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, em 1922, sobejamente publicitada pelos meios mediáticos da época, ensombrou outras grandes descobertas arqueológicas e seus autores, por isso menos famosos e conhecidos.

Nesta intervenção, pretende-se justamente aludir a um desse casos, digno de destaque: as escavações do egiptólogo e arqueólogo francês Pierre Montet na necrópole real de Tânis, no Delta Oriental, entre 1939 e 1946, que trouxeram à luz do dia os túmulos intactos de faraós e personagens da elite das XXI e XXII Dinastias (III Período Intermediário).

Serão passados em revista os soberbos artefactos dos tesouros de Tânis, hoje em dia conservados no Museu Egípcio do Cairo, alguns deles rivalizando com os mais conhecidos tesouros de Tutankhamon, do Império Novo”.

Resenha biográfica

José das Candeias Sales, egiptólogo, é, na Universidade Aberta, vice-reitor para o Ensino, Formação e Organização Académica, co-coordenador do Grupo de Investigação “História Global. Temas e Abordagens” do Centro de Estudos Globais (CEG-UAb) e professor catedrático de História. É, igualmente, investigador integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-UL) no Grupo de Investigação “Usos do passado”.

 

Cartaz

Assista online

ID da reunião: 878 1821 3015

Senha de acesso: 059622

3 de abril, 2023