A professora Sónia Seixas (Departamento de Ciências e Tecnologia) esteve ontem em destaque no Jornal da Noite da SIC, na reportagem sobre a incorporação de artes de pesca abandonadas e perdidas nos corais da costa atlântica portuguesa.
A docente, que também é investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), viu publicado um artigo na revista científica Marine Pollution Bulletin sobre a investigação que está a desenvolver em parceria com Joaquim Parrinha, Pedro Gomes e Filipa Bessa.
O estudo analisa a incorporação de artes de pesca perdidas e/ou abandonadas – especificamente linhas e filamentos sintéticos – na estrutura do coral laranja, Dendrophyllia ramea, ao longo da costa de Portugal, no Nordeste do Oceano Atlântico. Os espécimes foram capturados inadvertidamente por pescadores locais (Sines e Cascais), com 6% apresentando filamentos no interior da sua estrutura, levantando questões sobre o seu potencial impacto na saúde dos corais.
Questionando as implicações das interações entre plásticos, artes de pesca e corais, os investigadores alertam para a necessidade de melhorar as medidas destinadas a reduzir o impacto das artes de pesca nos corais, enfatizando a importância de incentivar os materiais de pesca biodegradáveis e de apoiar iniciativas de recuperação de artes perdidas.
26 de abril, 2024