A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) concedeu, hoje, à Universidade Aberta (UAb) a acreditação institucional máxima possível (seis anos). A decisão, tomada pelo Conselho de Administração da A3ES, segue a recomendação da Comissão de Avaliação Externa (CAE).
O rigoroso processo de avaliação institucional examinou várias dimensões da UAb, incluindo estratégia e liderança, qualidade do ensino, investigação e transferência de conhecimento, internacionalização e cooperação, bem como a qualidade dos recursos disponíveis. O resultado largamente positivo não só enaltece a instituição e o desempenho dos seus colaboradores, mas também valoriza o seu sistema interno de garantia da qualidade e a cultura participativa que envolve toda a comunidade académica.
Ao longo de 2023, o processo de avaliação compreendeu a elaboração de um extenso relatório de autoavaliação e uma visita in loco da CAE. Diversos membros da comunidade universitária, incluindo docentes, colaboradores não docentes, investigadores, estudantes e antigos alunos, bem como instituições parceiras da UAb, contribuíram ativamente para este processo.
Esta acreditação representa um reconhecimento significativo do trabalho desenvolvido pela Universidade Aberta e reforça a sua posição como instituição de referência no ensino superior a distância em Portugal.
11 de julho, 2024