«Pensar o futuro» é o mote da 3.ª edição do Fórum Internacional de Estudos Globais – FIEG’24, a decorrer de 3 e 5 de setembro, em Casa Branca, no município alentejano de Sousel.
Para a realização do evento, foi escolhido o Alentejo, porque, segundo o texto de apresentação “No Alentejo há tempo para tudo, até para imaginar o que poderemos esperar das mais recentes inovações tecnológicas e as suas consequências a todos os níveis: culturais, políticos, ambientais, económicos, sociais, humanos. Antever problemas, gerir expectativas, discutir rumos, imaginar cenários e talvez tentar enquadrar e contextualizar o futuro – que pode ser inconcebível, incompreensível, avassalador – com o presente e o passado. Assim, discussões sobre transumanismo ou inteligência artificial, por exemplo, poderão florescer num espaço onde se apascentam ovelhas como se apascentavam ovelhas há 5000 anos. Estamos no limiar da mais radical revolução histórica — incluindo a possibilidade de extinção —, sendo urgente pensar em valências e perigos que porventura enfrentaremos.”
Trata-se de uma organização da Universidade Aberta (Programa de Doutoramento em Estudos Globais, Centro de Estudos Globais e Centro Local de Aprendizagem em Reguengos de Monsaraz), em parceria com a Associação “Era uma Voz”, a Câmara Municipal de Sousel e o Centro de Formação Margua.
O evento é acreditado como ação de formação para professores e outros profissionais da educação e cultura.
1 de agosto, 2024