Fórum Internacional de Estudos Globais em Sousel



Decorre até 5 de setembro, em Casa Branca, no município de Sousel, a 3.ª edição do Fórum Internacional de Estudos Globais  – FIEG’24.

Com o tema “Pensar o Futuro”, o evento tem lugar na sede da Associação Era Uma Voz, criada em 2021 na freguesia da Casa Branca. O FIEG’24 corresponde à parte académica da 1.ª edição do Oxalá – Laboratório do Futuro que se realiza no mesmo local nos dias 6 e 7 de setembro. O encontro, coordenado pelo escritor Afonso Cruz, um dos fundadores da Associação “Era Uma Voz”,  tem a missão de refletir sobre temas tão prementes como as alterações climáticas, a Inteligência Artificial e os direitos humanos.

A conferência de abertura do FIEG’24 contou com a participação do físico Carlos Fiolhais e, durante os dois dias, são debatidos temas como o futuro dos direitos humanos, a segurança alimentar, jornalismo e literatura ou os desafios do conhecimento.

Do programa do Oxalá – Laboratório do Futuro destaca-se uma conferência com o geólogo Rui Dias, coordenador científico do Centro Ciência Viva de Estremoz, o lançamento do Prémio Literário de Ficção Científica Mariano Gago “Era Uma Voz” e a conferência “O Grande Artista do Futuro não será Humano” pelo artista plástico Leonel Moura.

O FIEG’24 é uma organização do Programa de Doutoramento em Estudos Globais, Centro de Estudos Globais e Centro Local de Aprendizagem em Reguengos de Monsaraz, em parceria com a Associação “Era uma Voz”, a Câmara Municipal de Sousel e o Centro de Formação Margua.

Programa

Notícia relacionada

Fonte: Notícia publicada no jornal Público em 04-09-2024.

 

 

 

 

 

 

 

 

4 de setembro, 2024