A Universidade Aberta (UAb) associa-se, mais uma vez, à Campanha Outubro Rosa, promovida, em Portugal, pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Neste âmbito, a UAb preparou um programa de sensibilização que inclui duas atividades interativas e publicação de testemunhos de colaboradores da UAb que passaram ou estão a passar pelo processo de doença.
A Campanha, intitulada #SomosUAbSomosOutubroRosa, tem início no dia 15 de outubro – Dia da Saúde da Mama – e prolonga-se até 30 de outubro – Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama:
15 de outubro
-
- Publicação do testemunho “Do diagnóstico à remissão” da colaboradora Amália Fonseca nas Redes Sociais;
- Lançamento da atividade interativa Desafio Mensagem +Solidária dirigida ao público interno da UAb;
17 de outubro
-
- Publicação do testemunho “Do diagnóstico à remissão” da colaboradora Amália Fonseca na Newsletter da UAb;
21 de Outubro
-
- Lançamento da atividade Nuvem +Solidária. dirigida ao público interno da UAb;
30 de outubro
-
- Publicação da Mensagem +Solidária e Nuvem +Solidária no Portal e Redes Sociais da UAb.
O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.
Em 2022, no nosso país, estima-se que cerca de 9 000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e mais de 2000 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher (com maior número de casos), cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
Contudo, queremos deixar uma mensagem de esperança: se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.
14 de outubro, 2024