“Menores Migrantes Não Acompanhados – Unidade de Apoio à Promoção de Autonomia (UAPA): o exemplo da Casa da Caldeiroa” é o tema da conferência online que decorre a 28 de janeiro, às 18h00.
Ao nível dos fluxos migratórios contemporâneos, a problemática dos menores não acompanhados assume uma especial relevância, dada a situação de vulnerabilidade em que eles se encontram: possibilidade de uma maior exposição ao tráfico humano, trabalho forçado ou exploração sexual.
O acolhimento destes menores é, igualmente, um desafio dado o impacto psicológico que o percurso migratório pode ter tido sobre eles, afetando o seu desenvolvimento emocional e social, a que acresce o contacto com novas realidades sociais e culturais e a ausência de suportes familiares.
Nesta conferência, Luísa Sampayo – coordenadora da UAPA da Caldeiroa apresenta o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para o acolhimento de menores não acompanhados neste local.
O evento é uma organização do Mestrado em Relações Interculturais da Universidade Aberta: Paulo Manuel Costa, Bárbara Bäckström e Rosário Rosa.
16 de janeiro, 2025