Docentes da UAb participam em relatório europeu

Os professores José Bidarra, Vitor Rocio e Nuno Sousa participam na 9.ª edição do “Envisioning Report for Empowering Universities” da Associação Europeia de Universidades de Ensino a Distância (EADTU), com um texto sobre Aprendizagem Híbrida na Era da Inteligência Artificial Generativa.
Os docentes defendem neste trabalho que as universidades devem assumir um papel central na era da IA, reforçando a criação de conhecimento e a inclusão digital. A gestão do Ensino Superior deve preparar a comunidade académica para a aprendizagem digital e híbrida, essencial em tempos de crise, sendo fundamental a investigação sobre estratégias e ferramentas de IA generativa para otimizar a aprendizagem e a comunicação.
Os “envisioning reports” da EADTU visam, anualmente, reunir contribuições sobre os desenvolvimentos de vanguarda no ensino e aprendizagem digital na Europa, com o objetivo de capacitar as universidades para inovar em resposta às mudanças tecnológicas, sociais e pedagógicas.
6 de agosto, 2025