A Banca Cooperativa e o Desenvolvimento Regional e Local



O Vice-Reitor da Universidade Aberta (UAb), Paulo Bento, participou recentemente no Congresso Internacional do Cooperativismo, realizado em Lisboa, no âmbito do Ano Internacional das Cooperativas.

O encontro reuniu (ex-) responsáveis do Governo, dirigentes do movimento cooperativo nacional e europeu, líderes da banca cooperativa de Portugal e Espanha, representantes do setor empresarial e da academia.

No âmbito do programa, Paulo Bento apresentou a comunicação “A Banca Cooperativa e o Desenvolvimento Regional e Local”, como resultado da atualização de um estudo que analisou o período 2015–2020 (investigação em 2021–2022, distinguida em 2023) e que em meados de 2025 foi atualizado. São coautores:

  • Nuno Crespo, professor e ex-vice-Reitor do ISCTE-IUL;
  • Luís Reto, professor emérito e ex-Reitor do ISCTE-IUL.

O estudo evidencia o papel da banca cooperativa na coesão territorial e no desenvolvimento económico e social dos territórios, sublinhando três conclusões principais sobre o Grupo Crédito Agrícola (2015-24):

  1. Desempenho favorável face à banca cooperativa europeia e ao sistema bancário português;
  2. Contributo ativo e consistente para o desenvolvimento regional e local;
  3. Resiliência na manutenção de serviços financeiros de proximidade em territórios onde outras instituições bancárias se retraíram, incluindo a Caixa Geral de Depósitos.

O estudo aborda temas como a coesão territorial, o desenvolvimento sustentável e os serviços de proximidade, áreas também relevantes na UAb, no âmbito da sua ação estratégica de extensão universitária e do seu compromisso com o desenvolvimento do país.

 

 

11 de novembro, 2025