Candidaturas

ACESSO DIRETO

Titulares de Curso Médio e Superior 

1ª FASE
     14-05-2024 a 18-06-2024
2ª FASE
     22-10-2024 a 19-11-2024

Consulte a lista de cursos de 1º Ciclo.

 

Requisitos (Só serão consideradas para análise as candidaturas pagas)

O Acesso Direto destina-se quem estiver habilitado com um grau académico do ensino superior.

Em que consiste o Acesso Direto:

Na instrução de um processo de candidatura a um curso de licenciatura, para o ano letivo em curso, em dois períodos diferentes: ver datas acima. Recomenda-se a leitura do Regulamento do Curso a que se pretende candidatar e o Regulamento da Oferta Educativa da Universidade Aberta.

Candidaturas

1. Candidatos habilitados com um grau académico do ensino superior português

As candidaturas realizam-se online, na plataforma disponível para o efeito e nos prazos estabelecidos por Despacho anual de calendarização do ano letivo

Documentos:

  • Documento de identificação (BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte); cópia traçada da frente e do verso, com o devido consentimento do titular, para a validação de dados no sistema de candidaturas;
  • Documento comprovativo (certidão/diploma) da sua habilitação com o grau académico exigido;

Caso o tamanho dos anexos exceda os 2Mb, envie a digitalização dos documentos para candidaturas@uab.pt, com a indicação do nome e n.º de candidato e/ou n.º do documento de identificação. A falta de algum documento será considerada fator de exclusão.

Não serão consideradas candidaturas que não sejam efetuadas na plataforma e nos prazos definidos. Caso já tenha efetuado uma candidatura à Universidade Aberta tem de efetuar um novo registo na plataforma de Candidaturas Online.

2. Candidatos habilitados com um grau académico do ensino superior estrangeiro

Os candidatos provenientes de instituições de ensino superior estrangeiras necessitam de ter os documentos acima indicados reconhecidos pelo agente consular português local ou legalizados pelo sistema de apostilha, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (mais conhecida pela Convenção de Haia).

Caso não estejam escritos em português, espanhol, francês ou inglês, é necessária a sua tradução para o Português, por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa.

Os candidatos devem também fazer prova de que o curso e a instituição de ensino frequentados são definidos como superiores pela legislação do país em causa. Para o efeito, podem requerer uma declaração de nível de estudos junto da Direção Geral do Ensino Superior (DGES): Declaração NARIC. (Escolher a opção “Declaração de nível de curso e/ou instituição de ensino superior estrangeira”).

 

Pagamento

O pagamento é efetuado através da referência Multibanco (MB) gerada após a formalização da candidatura. Conserve os talões como prova de pagamento.

Para candidatos residentes no estrangeiro o pagamento pode ser feito por transferência bancária.
IBAN – PT50078101120112001298585

SWIFT – IGCPPTPL

 

Informações Adicionais

Antes do início de cada ano letivo, os estudantes frequentam, obrigatoriamente, um módulo de ambientação online, que é gratuito e se destina a melhor integrar os estudantes no modelo pedagógico da Universidade Aberta.

Consulte aqui as listas de candidatos admitidos e excluídos.

Caso persistam dúvidas, utilize este formulário.