Pós-Graduações > Pós-graduação em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares CRÉDITOS / ECTS: 60 DURAÇÃO: 1560 horas COORDENAÇÃO : Ana Novo, Glória Bastos INÍCIO: 2024-11-05 CANDIDATURAS DE: 2024-06-28 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-09-15 CUSTO: 1750€ (acrescido taxa candidatura 45€) * Para mais informações deverá consultar: Guia de Curso Despacho de Abertura Leia atentamente as seguintes informações Para a submissão da candidatura é necessário anexar, obrigatoriamente, os seguintes documentos: – Certificado de habilitações académicas – Se tem uma formação realizada numa Instituição de Ensino Superior fora de Portugal junte ao seu processo de candidatura a declaração NARIC que complementa o reconhecimento académico de graus e diplomas estrangeiros de ensino superior. Para tal siga este link. – Curriculum Vitae – Cartão de Cidadão (traçar para efeitos de candidatura à UAb) A candidatura a esta Pós-graduação pressupõe o pagamento, não reembolsável em circunstância alguma, da taxa de candidatura no valor de 45€. O não pagamento desta taxa exclui a candidatura. O pagamento deverá ser efetuado através da referência Multibanco (MB) disponível em PDF após a formalização da candidatura. Os candidatos estrangeiros poderão efetuar o pagamento através de Cartão Crédito (Visa/MasterCard). * Acesso ao curso: Terá acesso ao curso após o pagamento da 1ª prestação de propina. O valor da 1.ª prestação, a pagar antes do início do Curso, corresponde a 20% do valor do Curso. As restantes serão distribuídas em seis prestações mensais e equitativas. ATENÇÃO: Depois de realizar a sua candidatura/inscrição será SEMPRE contactado pelos nossos serviços. Fique atento à caixa de entrada do seu email e ao SPAM. Matricula e Acesso ao Curso O resultado da sua candidatura (aceite/não aceite), analisada pelo júri, ser-lhe-á comunicado para o seu e-mail. No caso de ser aceite, a sua matrícula será realizada automaticamente, não tendo de se preocupar com essa questão administrativa. Até ao início do Curso, receberá no seu e-mail instruções de como proceder nos próximos passos desta formação (receção de credenciais de acesso à Plataforma de e-learning e Portal Académico para pagamento de propina). Anulação de Matrícula Na Universidade Aberta não existe a possibilidade de suspensão da matrícula, por requerimento do estudante. Nos termos dos seus regulamentos, caso o estudante pretenda não prosseguir os estudos em determinada formação, deve solicitar formalmente a anulação da sua matrícula. A ausência desta indicação expressa por parte do estudante não permite à Universidade saber que o estudante não está ativo, continuando a acumular dívida, impossibilitando-o de nova inscrição na mesma formação ou noutras em oferta na instituição sem que a mesma seja saldada ENQUADRAMENTO: Na escola atual, a Biblioteca Escolar (BE) surge como parte integrante do processo educativo. Os seus objetivos essenciais, como se encontram expressos em manifestos internacionais, abrangem domínios como o desenvolvimento das literacias e das competências de informação, apoio ao ensino e à aprendizagem, desenvolvimento da consciência cultural e social. Para cumprir estes propósitos, é fundamental a existência de profissionais habilitados para o exercício de funções coordenadoras em Bibliotecas Escolares, nomeadamente a nível de organização, planeamento e gestão. A figura do Professor Bibliotecário tem, assim, emergido como um elemento fundamental para se cumprir a missão atual da BE. Este curso estrutura-se a partir do pressuposto de que o sucesso da escola, em particular da sua ação educativa, depende, entre outros fatores, da disponibilização de serviços de aprendizagem, livros e outros recursos a todos os membros da comunidade escolar, mas, sobretudo, da existência de profissionais devidamente capacitados para a gestão e dinamização desses serviços, em articulação estreita com o projeto educativo da escola e a comunidade envolvente. O curso privilegia o eixo de formação teórica, com atenção especial para a sua aplicação. Todo o curso tem uma raiz teórico-prática. DESTINATÁRIOS: A Pós-Graduação em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares é um curso destinado a titulares de licenciatura ou equivalente em qualquer ramo do conhecimento. Tem como público-alvo privilegiado professores profissionalizados que desempenhem ou queiram vir a desempenhar funções de Professor Bibliotecário ou a colaborar na área da Biblioteca Escolar. As temáticas abordadas poderão igualmente corresponder às necessidades de formação de outros profissionais, designadamente nas seguintes áreas: bibliotecas públicas e outras; animação sociocultural e mediação leitora. O curso confere 35 pontos para efeitos do concurso para Professor Bibliotecário. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : A frequência do curso requer que os candidatos tenham uma licenciatura em qualquer área do conhecimento ou CV relevante que será apreciado pelo júri de seleção e seriação. OBJETIVOS: Este curso visa, em primeiro lugar, qualificar para o exercício de funções específicas dentro da estrutura organizativa da escola, designadamente no âmbito da organização, gestão e dinamização de bibliotecas escolares/centros de recursos educativos. São objetivos gerais do curso: • Promover a reflexão aprofundada sobre os desafios e os problemas que se colocam, em particular, no âmbito das bibliotecas escolares, quer em relação ao contexto educativo mais específico quer no que se refere ao papel da informação e do conhecimento na sociedade atual, numa perspetiva de promoção da aprendizagem ao longo da vida; • Desenvolver conhecimentos e competências fundamentais no âmbito da organização, gestão e dinamização de Bibliotecas Escolares; • Desenvolver e aprofundar as capacidades de elaboração de planos de intervenção e de melhoria para as Bibliotecas Escolares. CONTEÚDOS: • 1.º Semestre - Investigação em Educação - Problemas e Desafios da Biblioteca Escolar - Organização e Gestão da Informação - Literatura para Crianças e Jovens • 2.º Semestre - Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares - Desenvolvimento e Gestão de Coleções - Seminário de Investigação e Projeto - Educação Digital e Ambientes de Aprendizagem Emergentes COMPETÊNCIAS: O percurso de formação pretende que no final se tenham adquirido e desenvolvido competências orientadas para: • Integrar conhecimentos na área das BE de modo a atuar nesse contexto de forma refletida e com mais qualidade; • Mobilizar capacidades de intervenção pedagógica na área das literacias, criando sinergias para uma maior articulação com as práticas de ensino e de aprendizagem; • Gerir os recursos da BE, garantindo a sua adequada disponibilização pelos diferentes utilizadores e incentivando a sua utilização; • Dinamizar a BE no contexto da escola/agrupamento, entendendo-a como centro e recurso coletivo da escola. METODOLOGIA: A Pós-Graduação em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares funciona em regime de Educação Online, com suporte numa Plataforma de e-learning (Moodle). São privilegiadas modalidades de aprendizagem online assíncronas, com acompanhamento online. O curso é antecedido por um módulo inicial com a duração de 10 dias, com o objetivo de ambientar os estudantes à plataforma utilizada e ao contexto de ensino online, que decorrerá totalmente a partir da plataforma. Haverá também um encontro online síncrono de lançamento do curso, com caráter obrigatório, bem como sessões presenciais ou online síncronas no final do 1.º e do 2.º semestre, em calendário estipulado em cada ano letivo. AVALIAÇÃO: Queira, por favor, consultar o Guia de Curso. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 5 de Junho de 2024