Matrícula
- quando os candidatos se matriculam pela primeira vez;
- quando os candidatos requerem o reingresso ou a mudança de par instituição/curso.
Inscrição
O estudante deve fazer uma inscrição por cada Unidade Curricular (UC), consoante o número de UC que pretenda realizar no semestre. O estudante deve inscrever-se também nas UC às quais ainda aguarda resultados do ano ou semestres anteriores.
No 1.º ano de um curso de 1.º Ciclo, o estudante pode inscrever-se até um máximo de 60 ECTS. Nos anos seguintes, caso não tenha obtido aprovação em UC nos anos anteriores, pode efetuar inscrição até 84 ECTS, o que equivale a 14 UC.
O tipo de avaliação é escolhido pelo estudante na PlataformAbERTA, por UC, no prazo estabelecido, findo o qual não poderá ser alterado. Caso não efetue esta seleção fica automaticamente inscrito na modalidade de avaliação contínua.
Em caso de reprovação na UC se pretender manter a classificação dos E-fólios, obtida no ano anterior, deverá solicitar a creditação desta classificação, no espaço da UC e no período estabelecido para o efeito.
Para as inscrições nas UC do 2.º e 3.º Ciclos consulte o respetivo Guia de Curso.
Estudante a Tempo Parcial
No 1.º Ciclo, considera-se Estudante a Tempo Parcial aquele que, em cada ano letivo, efetua inscrições em parte do total das UC a que se poderia inscrever no regime de estudos a tempo integral.
Nos 2.º e 3.º Ciclos, considera-se Estudante a Tempo Parcial aquele que, no ato da matrícula e inscrição no ano letivo, e apenas nesse momento, se inscreve num mínimo de 20% e num máximo de 50% de Unidades Curriculares.
Prazos e Pagamentos
As matrículas/inscrições realizam-se online, na Área Privada do Estudante/Portal Académico, respeitando os prazos anualmente estabelecidos no Calendário Letivo em vigor.
A matrícula e/ou inscrição só é aceite se o estudante tiver a sua situação regularizada quanto ao pagamento de propinas e/ou taxas.
Para valores atualizados consulte Pagamentos e o preçário em vigor.
Anulação de Matrícula
A anulação de matrícula origina a anulação de todas as unidades curriculares em que o estudante está inscrito.
Caso o estudante pretenda retomar os estudos tem de efetuar nova candidatura de acordo com o regime e nos prazos definidos para o efeito.
A anulação de matrícula pode ser solicitada em qualquer momento do ano letivo e implica a regularização das propinas já vencidas e o preenchimento do formulário abaixo.
FORMULÁRIO DE ANULAÇÃO DE MATRÍCULA
Anulação de Inscrição em Unidades Curriculares
O estudante pode anular a inscrição devendo para o efeito, preencher o formulário e indicar qual(ais) a(s) unidade(s) curricular(es) que pretende anular.
Os períodos de anulação de inscrição, bem como a obrigatoriedade de pagamento de propinas, são os seguintes:
- º Semestre, até 30 de novembro, com obrigação de pagamento da propina até outubro, inclusive;
- º Semestre, até 30 de abril, com obrigação de pagamento da propina até abril, inclusive.
FORMULÁRIO DE ANULAÇÃO DE INSCRIÇÕES
Suspensão da matrícula/inscrição
Na UAb, não existe a possibilidade de suspensão da matrícula/inscrição por requerimento do estudante. Caso pretenda interromper os estudos deve solicitar a anulação da matrícula.
Consulte o calendário de Matrículas e Inscrições em Candidaturas.